domingo, 25 de janeiro de 2015

Análise do Ensaio Técnico 2015 - Unidos do Viradouro

“E a mãe preta amamentooooooooooou” ah, que momento! 

Texto de Luiz Felippe Reis e Fotografias de Luiz Fernando Reis

Gostoso de cantar como todo o samba nessa fusão de sonhos e inspirações de Luiz Carlos da Vila. Só propiciada pelo dom criativo do autor, presidente Gusttavo Clarão, em seu intento de ligar intimamente duas obras de arte. Adaptação de mestre. 



É como juntar Rei Lear e Romeu e Julieta num mesmo palco, cena e ato. Shakespeare brindado, mais homenageado que se tivesse um enredo pra ele, como Luiz Carlos desta feita.



Interligar duas composições de um notável imagino que seja mais difícil que fazer um samba. A responsabilidade de não denegrir as duas obras é grande. A criação e execução de Gusttavo, o coloca como um pensador de Carnaval, no mínimo. Ele teve um estalo genial. Foi gênio nesse processo. Não vejo tantas glórias ofertadas ao presidente da Viradouro nessa construção, deveria ter mais, acho. Melhor obra do ano. 



E a campeã de 97 guiada por esse samba catártico só pôde fazer um brilhante ensaio. Muito bom. Nível parecido com os quais fazia nos tempos de acesso, mostrando à época ser de outro grupo, o Especial. Escola orgânica, enraizada, vai de dentro para fora, uma sublevação de natureza. Chegou onde deve estar. E por isso não sente a pressão. Firme, segura como se nada houvesse. Acostumada! Aclimata-se rápido. Enervante deveria ser lá embaixo, agora não. Agora é o reencontro com o habitat. O bálsamo. 



É hora da festa de gala, vez do terno de linho e a calça branca. Um branco limpinho e passado no ferro da história, engomada pelo tempo. Impulsionada pelo samba e por um Zé Paulo em frisson, a escola de Niterói fez um início de ensaio arrebatador. Canto forte, alto e colaborando o cantor ao agitar as arquibancadas, relembrando os tempos de Caprichosos de Pilares, quando era uma ode à transpiração e energia. Veio no chão chamando os componentes à explosão. Zé merecia isso por tudo que já passou e pelo talento que tem.


Chegar ao Especial super motivado. Parece ter chegado a vez dele. O carro de som está em ótima voz. O samba brilhante, como já dito, merece reverências totais. Só para exaltá-lo mais: “Suas coisas transcendentais” é um verso fabuloso, o trecho mais emocionante. Extremamente singelo. Um compositor comum jamais meteria “coisas” no samba. Por medo possivelmente. 



Mas o gênio vai além. Isso é genialidade objetiva. A simplicidade não crua, mas minimalista. O simples projetado. E “Coisas” é o que melhor traduz a gama de ensinamentos e riquezas que os negros nos deram. “Coisas” é concreto e abstrato ao mesmo tempo. E assim se define a riqueza que o negro nos deu: material e imaterial. 


No entanto, é importante salientar que se trata de uma obra difícil. É fio da navalha. Uma batida a mais perde melodia, a menos arrasta. E assim se dá o mérito estrondoso da Bateria da junta comandante. Encontraram a batida perfeita, o tempo certo. Marlon e Alessandra Chagas, top no acesso, agora precisam ir além. Grande desafio para eles. Entrosamento, porte e técnica eles têm, mostraram de novo. Espero que sejam julgados na lisura do mérito sem pré-concepção de nota. Seja julgada a dança e indumentária, como deve ser. 


Sérgio Lobato mostrou muita teatralização na Comissão de Frente e deve ser um ponto alto no dia 15. O coreografo é um profissional de bons trabalhos, essa nova chance no Especial pode fazê-lo ganhar projeção entre os melhores nomes no quesito novamente. Apresentação muito boa e marcante no ensaio técnico. 


A Viradouro não foi perfeita, teve algumas falhas no tocante à Evolução. Uns e outros Clarões, sem referência ao presidente. Falhas até aqui não vistas nessa temporada de ensaios técnicos. Mas no grosso da história, a Viradouro mostrou seus predicados de campeã do Especial e está de volta balaio, forte e brigadora. Seja bem vinda!

Um comentário:

  1. OLA FERNANDO LUIZ REIS ESPERO Q VOSE SAIBA QUE AQUELE SEU EX. DE MTEMATICA FEITO NO YASHOO HÁ ALGUNS ANOS ESTA ERADO. EU SO ESTUDANT DA POLI E PERCEBI O SEU ERO. SEU INCON PETENTE. BJS,
    LILIANE *****

    ResponderExcluir